Outras Dicas:
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Palhetas: Procedimentos e cuidados.
Farois
e Lanternas: Como preservar e utilizar.
Freios: Linha de Atrito.
Freios: Linha Hidráulica.
Sistema de Arrefecimento: Como funciona.
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Visual de uma SUSPENSÃO
de um veículo, com detalhes e explicações sobre o funcionamento de cada
peça que compõe a mesma.
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1-)
Junta Homocinética Fixa:
Transmite
torque e permite que o semi-eixo trabalhe em ângulo.
Verificar caso apareçam ruídos(click-click) em curvas com o veículo
tracionando. A junta danificada pode ocasionar a parada do veículo.
2-)Coifa:
Protege
a junta homocinética, a caixa de direção e o amortecedor contra
agentes externos (água, areia, terra).
Coifas rasgadas, deformadas ou com braçadeiras soltas, permitem
a contaminação do lubrificantes e comprometem a durabilidade do
conjunto homocinético.
3-) Junta
Homocinética deslizante:
Transmite
torque e permite o movimento axial do eixo homocinético.
Verificar caso apareçam ruídos(clanck-clanck) em retas com o veículo
em aceleração e desaceleração. A junta danificada pode ocasionar
a parada do veículo.
4-) Batente:
Protege
o amortecedor do final do curso, reduzindo o batimento na mola.
Verificar quando executar o alinhamento ou qualquer manutenção
da suspensão.
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5-)
Amortecedor:
Garante a estabilidade do veículo, evitando
o movimento de oscilação da mola. Executar teste a cada
5.000km (teste dinâmico e alinhamento). Se não estiver atuando
compromete a estabilidade do veículo, e se não permitir alinhamento
compromete a durabilidade de pneus, juntas homocinéticas e demais
componentes da suspensão.
6-)
Pivô:
Permite a articulação da roda e sustenta
o peso do conjunto da suspensão. Verificar a cada 5.000km
ou em todo alinhamento. Danos em sua vedação comprometem sua durabilidade
e funcionamento. se travar pode quebrar a danificar todo o veículo.
7-)
Terminal de Direção:
Transmite o movimento da caixa de direção
para as rodas. Verificação a cada 5.000Km. Pode comprometer
a durabilidade da caixa de direção e estabilidade do veículo.
8-)
Tirante:
Liga o braço inferior da suspensão à estrutura
do veículo, funcionando como um reforço na base da suspensão.
Se danificado compromete a segurança do veículo.
9-)
Bucha da Suspensão:
Articula o braço inferior da suspensão,
evitando folgas e ruídos. Quando danificada gera ruídos
e desgaste prematuro da suspensão. Verificar a cada 5.000 km.
10-)
Terminal Axial:
Liga a caixa de direção à barra de direção.
Se sofrer qualquer problema pode comprometer a durabilidade da
caixa de direção e a segurança ao conduzir o veículo.
11-)
Eixo Interconector:
Liga as juntas homocinéticas fixa e deslizante.
Verificar sempre que inspecionar as homocinéticas. Se estiver
desalinhado, irá gerar vibrações no veículo que não são removidas
pelo balanceamento e, quebrado, o veículo perde toda a tração.
12-)
Tirante da Barra estabilizadora:
Barra auxiliar que atua na torção da barra
estabilizadora e em conjunto com o amortecedor. Quando
danificado não permite a atuação da barra estabilizadora e compromete
a estabilidade do veículo. Verificar a cada 5.000 km.
13-)
Coxim Superior do Amortecedor:
alivia o impaco na região de apoio do amortecedor
em relação à carroceria do veículo. Pode gerar ruídos,
por isto, verificar a cada 5.000km.
14-)
Mola Helicoidal:
Garantem a sustentação do veículo e ajudam
a absorver impacto. Se os elos estiverem marcados, isto
mostra fadiga na mola interferindo no alinhamento de direção.
Verificar sempre que executar alinhamento de direção a cada 5.000km.
Fonte: Nakata
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