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Farois e Lanternas: Como preservar e utilizar.


Freios: Linha de Atrito.


Freios: Linha Hidráulica.


Sistema de Arrefecimento: Como funciona.








Visual de uma SUSPENSÃO de um veículo, com detalhes e explicações sobre o funcionamento de cada peça que compõe a mesma.
1-) Junta Homocinética Fixa:
Transmite torque e permite que o semi-eixo trabalhe em ângulo. Verificar caso apareçam ruídos(click-click) em curvas com o veículo tracionando. A junta danificada pode ocasionar a parada do veículo.

2-)Coifa:
Protege a junta homocinética, a caixa de direção e o amortecedor contra agentes externos (água, areia, terra). Coifas rasgadas, deformadas ou com braçadeiras soltas, permitem a contaminação do lubrificantes e comprometem a durabilidade do conjunto homocinético.

3-) Junta Homocinética deslizante:
Transmite torque e permite o movimento axial do eixo homocinético. Verificar caso apareçam ruídos(clanck-clanck) em retas com o veículo em aceleração e desaceleração. A junta danificada pode ocasionar a parada do veículo.

4-) Batente:
Protege o amortecedor do final do curso, reduzindo o batimento na mola. Verificar quando executar o alinhamento ou qualquer manutenção da suspensão.
5-) Amortecedor:
Garante a estabilidade do veículo, evitando o movimento de oscilação da mola. Executar teste a cada 5.000km (teste dinâmico e alinhamento). Se não estiver atuando compromete a estabilidade do veículo, e se não permitir alinhamento compromete a durabilidade de pneus, juntas homocinéticas e demais componentes da suspensão.

6-) Pivô:
Permite a articulação da roda e sustenta o peso do conjunto da suspensão. Verificar a cada 5.000km ou em todo alinhamento. Danos em sua vedação comprometem sua durabilidade e funcionamento. se travar pode quebrar a danificar todo o veículo.

7-) Terminal de Direção:
Transmite o movimento da caixa de direção para as rodas. Verificação a cada 5.000Km. Pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e estabilidade do veículo.

8-) Tirante:
Liga o braço inferior da suspensão à estrutura do veículo, funcionando como um reforço na base da suspensão. Se danificado compromete a segurança do veículo.

9-) Bucha da Suspensão:
Articula o braço inferior da suspensão, evitando folgas e ruídos. Quando danificada gera ruídos e desgaste prematuro da suspensão. Verificar a cada 5.000 km.

10-) Terminal Axial:
Liga a caixa de direção à barra de direção. Se sofrer qualquer problema pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e a segurança ao conduzir o veículo.

11-) Eixo Interconector:
Liga as juntas homocinéticas fixa e deslizante. Verificar sempre que inspecionar as homocinéticas. Se estiver desalinhado, irá gerar vibrações no veículo que não são removidas pelo balanceamento e, quebrado, o veículo perde toda a tração.

12-) Tirante da Barra estabilizadora:
Barra auxiliar que atua na torção da barra estabilizadora e em conjunto com o amortecedor. Quando danificado não permite a atuação da barra estabilizadora e compromete a estabilidade do veículo. Verificar a cada 5.000 km.

13-) Coxim Superior do Amortecedor:
alivia o impaco na região de apoio do amortecedor em relação à carroceria do veículo. Pode gerar ruídos, por isto, verificar a cada 5.000km.

14-) Mola Helicoidal:
Garantem a sustentação do veículo e ajudam a absorver impacto. Se os elos estiverem marcados, isto mostra fadiga na mola interferindo no alinhamento de direção. Verificar sempre que executar alinhamento de direção a cada 5.000km.


Fonte: Nakata

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