Outras Dicas:

Suspensão: Dicas e informações para segurança do Veículo.


Vai viajar? Como está o seu carro?

Palhetas: Procedimentos e cuidados.

Freios: Linha de Atrito


Faróis e Lanternas: Como preservar e utilizar.


Sistema de Arrefecimento: Como funciona.


FREIOS LINHA HIDRÁULICA:

CILINDRO DE RODA:
Tem a função de acionar as sapatas ou lonas de freios.

CILINDRO MESTRE:
Acionado pelo pedal de freio, o cilindro mestre é responsável por enviar fluido pressurizado para todo o sistema.
São fabricados em alumínio ou em ferro fundido.

SERVO FREIO:
O servo freio está situado atrás do cilindro mestre e diretamente conectado ao pedal de freio. Sua função é amplificar a força aplicada no pedal do freio utilizando o vácuo(depressão)gerado pelo motor e a pressão atmosférica minimizando assim o esforço para frear o veículo.
A sucção de ar(vácuo) é feita através de uma mangueira que liga a válvula de retenção do servo ao coletor de admissão do motor.

Para que o servo cumpra sua função, o motor deve estar funcionando. Com o motor desligado o servo mantém uma reserva de vácuo suficiente para duas ou três freadas. Isso não significa que o veículo ficará sem freio, apenas o motorista terá que aplicar mais força no pedal para frear.

FLUÍDO DE FREIO:
O fluido de freio é o responsável por transmitir a força do pedal até as rodas. Por isso, ele deve receber atenção máxima.
O fluido é higroscópico, ou seja, ele absorve a umidade do ambiente. Por isso, independentemente da quilometragem, é preciso substituí-lo a cada dois anos.

Poucos motoristas dão a devida importância ao fluido de freio que é utilizado em seus carros. Todos se preocupam em calibrar os pneus e trocar o óleo do motor, por exemplo. Mas deve-se também lembrar de trocar o fluido de freio todos os anos ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Essa simples substituição garante a eficiência de todo o sistema de frenagem do carro.
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