Outras Dicas:

Suspensao: Dicas e informações para segurança do Veículo.

Vai viajar? Como está o seu carro?

Palhetas: Procedimentos e cuidados.


Freios: Linha de Atrito.


Freios: Linha Hidráulica.

Sistema de Arrefecimento: Como funciona.

















FARÓIS:
Saiba como preservar e utilizar os Faróis e Lanternas


Citamos abaixo, as 10 perguntas e dúvidas mais frequentes que os consumidores tem, em relação a utilização de como utilizar com segurança e preservar em bom estado os faróis e lanternas dos veículos.


1. Qual a importância da iluminação veicular?
R- Os dispositivos de iluminação veicular são projetados para garantir a segurança dos motoristas e pedestres, proporcionando boa visibilidade da pista e obstáculos à frente e perfeita sinalização. Por meio dos sinalizadores nas cores adequadas (setas, luz de freio e de ré), os outros motoristas e pedestres podem saber quais são as intenções do condutor, como mudar de direção, parar o carro ou dar marcha à ré.
À noite, os faróis também funcionam como sinalizadores para outros veículos e pedestres, principalmente nas curvas e cruzamentos, evitando colisões e atropelamentos. Muitos acidentes ocorridos à noite são causados por falhas de iluminação nos veículos, como lâmpadas queimadas, regulagem incorreta, entre outros. A manutenção preventiva evita problemas dessa natureza e garante uma viagem segura para todos.

2. Para que serve o farol de neblina?

R- Sua função é melhorar a visibilidade da estrada e do acostamento. Tem um facho de luz mais curto, porém, com abertura lateral maior, para iluminar a pista próxima do veículo, por baixo da neblina. Seu funcionamento deve ser independente do farol principal, alto ou baixo.

3. Qual é a função do farol de longo alcance (milha)?
R- Os faróis de milha possuem um facho mais estreito e alinhado com o eixo da estrada, o que aumenta o alcance da luz. Devem ser utilizados somente na estrada, sempre em conjunto com o farol alto, para aumentar o seu alcance.

4. Quando deve ser feita a regulagem dos faróis?

R- Um farol bem regulado significa mais segurança. Quando o farol apresenta regulagem baixa, ele não é capaz de proporcionar a luminosidade adequada. Por outro lado, quando o farol apresenta regulagem alta, ele ofusca a visão do condutor que vem no sentido contrário. A Arteb aconselha que a regulagem dos faróis seja feita a cada seis meses - eles tendem a perder a regulagem com as trepidações que o veículo sofre no dia-a-dia - ou sempre que o veículo sofrer alguma manutenção, como troca de pneus, amortecedores etc. A Arteb disponibiliza Postos Autorizados em todo o Brasil que fazem gratuitamente a regulagem dos Faróis Arteb. Os endereços e telefones podem ser consultados no site www.arteb.com.br.

5. Quando deve ser feita a troca de lâmpadas?
R- Conforme normas dos fabricantes de lâmpadas, a substituição deve ser feita aproximadamente após 400 horas de uso, portanto, a troca irá depender das condições de uso do usuário. Veículos muito utilizados à noite terão sempre um desgaste maior, consequentemente a troca será mais freqüente.

6. Na troca de lâmpadas, posso utilizar lâmpadas com maior potência?

R- O uso de lâmpadas com maior potência, geralmente para atingir maior iluminação, pode comprometer a qualidade de farol. Isso se deve à temperatura que esse tipo de lâmpada atinge (100/90W). Com lâmpadas de maior potência, a temperatura interna do farol eleva-se até 50%, e nossos produtos não foram projetados para isso, podendo ocorrer deformações nos componentes internos, danos ao acabamento, entre outros. Salientamos que a utilização dessas lâmpadas pode implicar perda de garantia.

7. Como posso trocar as lentes do meu farol?

R- Os faróis não devem ser manuseados internamente. Caso quebre apenas a lente e esta se encontre à venda no mercado, a troca deve ser feita imediatamente e de preferência nos Postos Autorizados Arteb.

8. Posso usar silicone em volta do farol?
R- Nosso processo de fabricação procura evitar possíveis infiltrações de água e vazamentos. O uso de silicone em volta do farol não é uma prática aconselhável, pois o produto aplicado pode reagir de forma negativa com o material originalmente usado. Qualquer problema referente à infiltração de água deve ser encaminhado ao Serviço de Atendimento ao Cliente Arteb.

9. A limpeza no motor do meu veículo pode prejudicar os faróis?

R- Quando lavamos nosso veículo em autopostos, devemos estar atentos quanto à lavagem dos motores. Geralmente aplicam-se jatos de água com alta pressão na parte traseira do farol, onde se situam luvas de vedação, respiros etc. Essa pressão é superior à suportada pelo farol, provocando infiltração de água.

10. Por que as lanternas e os faróis para reposição são vendidos sem o logotipo da montadora?

R- De acordo com contrato firmado com as montadoras, os produtos com logotipo dessas empresas só podem ser vendidos para as mesmas, que repassam para os clientes por meio das concessionárias. Porém, os produtos de reposição são originais e estão de acordo com os padrões de qualidade exigidos pelas montadoras.


www.guthsautopecas.com.br - Todos os direitos reservados