Outras Dicas:

Suspensao: Dicas e informações para segurança do Veículo.

Palhetas: Procedimentos e cuidados.

Farois e Lanternas: Como preservar e utilizar.


Freios: Linha de Atrito.


Freios: Linha Hidráulica.


Sistema de Arrefecimento: Como funciona.








Prepare-se para sua viagem...
Para muitos, viajar de carro é um prazer. Mas, para não correr o risco de estragar a festa, é bom tomar algumas precauções.
Por onde começar? Preparamos uma lista para você não esquecer de nada. Imprima, se for o caso, e vá marcando os itens que já estiverem resolvidos.

1-)Pneus:
Verifique o estado da banda de rodagem. Se os sulcos tiverem menos de 2 mm de profundidade, é melhor trocá-los. Os pneus são o item de segurança mais importante do carro. Verifique também o estado e a pressão do estepe e das ferramentas. Use a pressão recomendada pelo fabricante do carro.

2-)Alinhamento:
Aproveite a checagem ou troca dos pneus para alinhar e balancear as rodas. Não custa caro e evita vibrações e desgaste irregular dos pneus. Um carro alinhado também é mais estável em altas velocidades.
3-)Freios:
Não precisa nem explicar, não? Cheque pastilhas, discos e, se for o caso, troque o fluido.

4-)Amortecedores:
Garantem a estabilidade do carro nas curvas e o conforto ao rodar. Verifique.

5-)Sistema de refrigeração :
No verão faz calor, é claro. E o carro esquenta mais. Verifique o nível da água, o estado das mangueiras e o funcionamento da bomba e do termostato.

6-)Óleo:
Verifique o nível e, se estiver perto da hora, antecipe a troca. Lembre-se que á circulação do óleo também ajuda a refrigerar o motor. Use o tipo recomendado pelo fabricante do seu carro. Há quanto tempo você não troca o filtro de óleo?

7-)Transmissão:
Há quanto tempo você não se lembra da embreagem? Peça ao mecânico para dar uma olhada. Cheque também o óleo do diferencial e do câmbio.

8-)Filtros:
Filtro de ar sujo rouba potência e aumenta o consumo de combustível. Verifique e, se for o caso, troque. Veja também o filtro de combustível - em geral, ele fica esquecido.

9-)Correias:
Verifique todas, principalmente a correia dentada. Normalmente, ela só tem que ser trocada a cada 50 ou 60 mil quilômetros, mas se estragar, leva o motor junto..

10-)Limpador de para brisa:
Na maior parte do Brasil, o verão é a estação das chuvas e temporais. Verifique o estado das palhetas do limpador. Uma boa dica, também, é usar no pára-brisa um produto repelente à água, que melhora a visibilidade na chuva.

11-)Ar-Condicionado:
Se seu carro tem um, faça uma inspeção. Limpe ou troque o filtro. E não caia no conto do gás: ele não precisa ser trocado, como muitas oficinas propõe fazer, nem completado. Se houver algum vazamento, você vai saber logo: o ar não esfria.

12-)Luzes:
Não corra o risco de ficar com baixa visibilidade à noite ou de não ser visto por outros motoristas. Verifique o funcionamento e a regulagem dos faróis, piscas e luzes de freios. Cheque também a luz da placa (policiais rodoviários ficam de olho nessas coisas...)

Lembre-se: pode ser difícil de contabilizar, mas prevenir sempre é mais barato do que quebrar na estrada. Evita perder tempo, chamar o socorro e ser atendido por mecânicos que, muitas vezes, se aproveitam da situação para cobrar mais caro. Prepare-se, e boa viagem!

Fonte - Site: AutoEstrada
Voltar página Anterior
www.guthsautopecas.com.br - Todos os direitos reservados